top of page

Vida Universitária

Organograma do curso de economia da UFSC

21/10/14

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Organograma do curso de Ciências Econômicas daUFSC

Segue link para melhor visualizaçãohttp://economia.ufsc.br/files/2012/08/CURSO-DE-ECONOMIA1.pdf

 

Att, Rayane Brito Silveira

9ª Semana Acadêmica de Economia de 19 a 21 de novembro

14.11.14

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Centro Acadêmico Livre de Economia promove a 9ª edição da Semana Acadêmica de Economia (SAECO 2014).O objetivo colocado nela é discutir a economia brasileira numa perspectiva ampla tendo como plano de fundo, o Plano Real. A SAECO é um evento que historicamente é realizado pelos estudantes e para os estudantes a fim de fomentar o debate crítico.

A Saeco deste ano, com debates e minicursos, será de 19 a 21 de novembro, tendo como tema os 20 anos do Plano Real. Haverá emissão de certificados.

 

Transmissão on-line: http://tvled.egc.ufsc.br/aovivo  (transmissão disponível apenas no dia e nos horários dos painéis).

 

Mais informaçoes sobre horários do evento no link do facebook: https://www.facebook.com/events/1512082205711538/?fref=ts

 

Att, Rayane Brito Silveira

 

UFSC e o FORA EBSERH

08/10/14

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), é uma a gestão dos hospitais universitários federais e congêneres. 

 Eles consideram sua implantação uma afronta, porque:

 a) ao caráter público dos HUs e à sua característica nata de instituição de ensino vinculada à Universidade

b) um desrespeito à autonomia universitária garantida no artigo 207 da Constituição de 1988

c) um risco à independência das pesquisas realizadas no âmbito dos HUs

d) uma forma de flexibilizar os vínculos de trabalho e acabar com concurso público

e) além de prejudicar a população usuária dos serviços assistenciais prestados pelos Hospitais-escola e de colocar em risco de dilapidação os bens públicos da União ao transferi-los a uma Empresa. 

Impedir a implantação da EBSERH (Lei nº 12.550/2011) nos hospitais-escola federais significa evitar a privatização do maior sistema hospitalar público brasileiro. A implantação desta Empresa representa uma séria ameaça para o Sistema Único de Saúde, consolidando o projeto privatista em curso. 

A saúde e educação são bens públicos, que não podem e não devem se submeter aos interesses do mercado. A EBSERH nega esse princípio constitucional e abre espaço para mercantilização dos serviços de saúde prestados pelos HUs. O fato de se afirmar como empresa pública e prestar serviços para o SUS não resolve o problema, pois concretamente as possibilidades de “venda” de serviços pela Empresa são reais e estão postas na Lei. Inclusive, as atividades de pesquisa e ensino seguem podendo ser vendidas a entidades privadas por meio de “acordos e convênios que realizar com entidades nacionais e internacionais” (Lei nº 12.550/2011, artigo 8º, Inciso II), sendo esta uma das fontes de recursos da EBSERH.

 

Fonte: http://forumsus.blogspot.com.br/p/o-que-e-ebserh.html

 

 

Att, Rayane Brito Silveira.

 

  Os professores

 17.09.2014

 

 É com humildade no coração e sinceridade no falar, que mencionarei as observações feitas, em relação aos professores de Introdução á Economia da UFSC cujos nomes estão citados neste blog, na categoria, Sobre o Autor. No decorrer deste periodo de tempo, não somente os professores avaliam os alunos, como também os alunos, por sua vez avaliam os professores, sendo assim, nada mais justo do que realçar aqui a reflexão digirida aos nossos sensatos professores. Apuramos modestamente que nossos docentes, não se limitaram a ensinar-nos de modo mecânico e arcaico, pelo contrário, buscaram com sutileza inovar os métodos de ensino e combinar os conteúdos técnicos aos aspectos do quotidiano, a prova de que vos falo a verdade caro leitor, é a criação deste e de tantos outros blogs feitos por iniciativa deste método de ensino, com o objetivo de favorecer tantos nós os escritores (alunos universitários) que com o passar do tempo adquiriremos novas experiências, tanto como você atento leitor, que absorverá novos e úteis ensinamentos. Mas é preciso realçar também, que constatamos que esses mesmos docentes procuram instigar-nos a retirar o essencial de qualquer assunto estudado, pois a mente é um sol a ser acendido e não um copo para ser enchido. Essas foram as nossas recatadas observações, voltaremos com mais apuramentos, pois essa é a nossa vida universitária!

                                                                                                   Att Yannick Frederico

Guia do Estudante 2015 classifica 24 cursos da UFSC com 5 estrelas, e entre eles está Ciências Econômicas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O famoso Guia do Estudante, da editora Abril, classificou 24 cursos da UFSC, de 45 avaliados, com 5 estrelas, nota máxima da classificação, que foi publicada no Guia do Estudante : Profissões Vestibular 2015, e entre eles está o curso de Ciências Econômicas, classificado com 5 estrelas, junto com os cursos de Administração, Agronomia, Ciências Biológicas, Direito, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Engenharia Sanitária e Ambiental, Filosofia, Física, História, Jornalismo, Letras – que compreende os cursos de Secretariado Executivo em Inglês, Letras/Alemão, Letras/Espanhol, Letras/Francês, Letras/Inglês, Letras/Italiano, Letras/Libras e Letras/Português –, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Química e Serviço Social.

 

Att Vicente Trindade

 

 

O caminho e o papel do economista

 

 

 

 

 

 

   

 

 É muito importante para quem acaba de ingressar no curso de economia, buscar saber o que o curso tem como objetivo, além de conhecer as diversas áreas em que pode atuar profissionalmente. Muitas pessoas pensam que basta gostar de matemática para estudar economia, o que na verdade é um grande mito. O economista deve ler bastante, para ter um amplo conhecimento histórico, estudando correntes de pensamento econômico bem como a evolução econômica e social no Brasil e no mundo. Além disso, deve ter ciência de que seu objeto de estudo não é constante, e que não se podem estabelecer leis definitivas de causa e efeito, apenas leis prováveis. 

 Estuda a forma pela qual os recursos são combinados para produzir bens capazes de satisfazer as necessidades existentes. Segundo o princípio da escassez, "o que caracteriza a economia é essa adaptação de meios escassos."

 Ao economista cabem diversas áreas de atuação, como auditoria, comércio internacional, economia agroindustrial, economia ambiental, mediação e arbitragem, mercado financeiro, perícia, pesquisa, planejamento estratégico, políticas públicas, dentre outras.

                                                                                                                                         escrito por: José Victor

 

 

Monitorias UFSC- apoio aos estudantes

02.09.2014

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Qual o objetivo da monitoria?

A UFSC oferece a monitoria aos alunos da graduação, sem custo nenhum, prestando suporte pedagógico aos alunos da graduação com dificuldades, contribuindo com a redução dos índices de reprovação e de evasão e melhorando o desempenho acadêmico.

 

Quem é o monitor?

É um aluno com destacado desempenho acadêmico selecionado para 

desempenhar atividades relacionadas ao ensino, devidamente previstas nos 

Projetos Pedagógicos dos Cursos da Universidade, e condizentes com o seu 

grau de conhecimento junto à determinada disciplina.

 

Já no primeiro semestre do curso de Economia, possuímos a matéria de Matemática 1, que é muito semelhante ao cálculo 1. Essa matéria possui monitoria em vários horários e é de grande serventia para todos os alunos que cursam essa cadeira, um apoio indispensável, com monitores sempre à disposição para retirar nossas dúvidas! Outras máterias do curso também possuem monitoria.

A foto acima é da grade de horários da monitoria de cálculo, do semestre 2014.2

 

 

 

Att, Rayane Brito Silveira.

Fonte: DIP. Monitoria. Disponível em : < http://portal.estagios.ufsc.br/files/2011/04/monitoriaPDF1.pdf>

bottom of page