top of page

Cultura Econômica

 

 

Volta do Vinil reaquece o mercado da música

 

16.09.2014

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O mercado da música sempre foi um mercado muito instável durante o passar dos anos, principalmente nessa era digital em que presenciamos, onde o mercado fonográfico se mostrou pouco preparado, causando fechamentos de muitas lojas de cd's, gravadoras grandes e pequenas, conflitos judiciais e etc. Porém como dito anteriormente, esse mercado se mostra muito instável por se associar muito com o comportamento das pessoas, e talvez isso tenha o salvo de uma crise. Vindo junto com a moda do retrô e do vintage, os vinis, famosos bolachões ou LP's, voltaram a virar febre no mundo inteiro, e está começando a se tornar febre no Brasil também. Diversas bandas renegociaram seus antigos contratos com suas gravadoras e voltaram a produzir geralmente lançamentos antigos novamentes em formato de Vinil, porém bandas novas vem fazendo o mesmo com seus novos lançamentos, e de certa forma reanimou esse monstro sonolento que é o mercado da música, que presenciamos o quão forte foi no século passado, e talvez venha com a mesma, ou até mais força nesse novo século. 

 

 

 

Escrito por : Vicente Trindade

 


 


 

 

Dica de livro

31.08.2014

 

 

 

 

 

 

 

A dica de livro é: Economia sem truques.

Um livro com uma linguagem mais simples do que a tradicional na área e usando exemplos comuns, este livro ensina economia a partir de seus princípios mais básicos e que se volta a questões práticas e importantes do dia a dia.

Para ensinar economia, o livro é meio que dividido em 2 partes, a primeira explica os conceitos fundamentais da economia e o a segunda parte usa esses conceitos para analisar temas de interesses gerais( tais como tráfico de drogas, abertura comercial, previdência social e impostos, entre outros).

Os autores usam exemplos para explicar de forma intuitiva os conceitos necessários para que o leitor consiga fazer análises. Leia para se surpreender e entender a economia a sua volta!

 

Att, Rayane Brito Silveira.

 

 

Crash!: Uma Breve História da Economia: Da Grécia Antiga ao Século XXI

   17\09\14

 

 

 

 

 

 

 

 

Quem disse que economia tem que ser chata?! 

 

Leia agora este livro, que possui uma linguagem acessivel e simples. E você poderá, não só, ver as maravilhas da economia, como também a influência que ela teve ao longos dos anos nos poderosos imperios. Conheça os fatores econômicos que foram importantes pela ascensão e  perdição das sociedades.

 

Dica de livro: Conjuntura econômica: entendendo a economia do dia-a-dia

01/10/14

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um ótimo livro sobre a Conjuntura econômica, explicando de maneira fácil a conjuntura do nosso dia-a-dia.

O livro explica de maneira fácil e claro o é o PIB, fala sobre o desemprego, traduz o que é a balança de pagamentos, bolsa de valores, taxas de juros, recessão, inflação, dívidas e outros vários assuntos que ouvimos falar comumente por aí. Ele exemplifica com gráficos, situações, para que fique mais claro o entendimento. Esse livre da uma boa base para termos que aprendemos na matéria de "Contabilidade Social", da primeira fase do curso de Ciências Econômicas. 

O livro possui exemplares na Biblioteca Central da UFSC, sua localização é: 330 M598c

 

e sua referência: MEURER, Roberto; SAMOHYL, Robert Wayne. Conjuntura econômica: entendo a economia no dia-a-dia. Campo Grande: Editora Oeste, 2001. 124p.

 

Att, Rayane Brito Silveira

Filme: A Corporação (2003)

22/10/14

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

The Corporation (A Corporação) é um documentário canadense produzido e dirigido por Mark Achbar e Jennifer Abbot em 2003. Apresenta mais de 40 entrevistas, com profissionais de diferentes áreas.

O documentário fala sobre um assunto bastante polêmico, que são as corporações. Com ênfase em uma analise da falta de ética de muitas empresas, o filme critica a maneira de atuação das grandes corporações, que agem como uma pessoa jurídica, sem uma “consciência moral”. As corporações foram criadas pela lei para beneficiarem os acionistas e gerar lucros, não gerando valores humanos, cultura crítica ou questões de cidadania, ou seja, não contribuem diretamente para as demandas de interesse público e da sociedade.

Vale a pena assistir:

https://www.youtube.com/watch?v=Zx0f_8FKMrY&noredirect=1

 

Att,José Victor

Crise de 2008 - Filmes

Há apenas 7 anos, em 2008, o mundo passava por uma grande crise, que ainda tem efeitos nos dias de hoje. Para aprender sobre o assunto, é importante que o interessado leia bastante. Sejam noticias da época, ou analises mais atuais. Mas para aquele que já tem uma grande pilha de textos esperando na fila para ser lidos, e que não encontra tempo para tal, vai a dica:

Filmes sobre a crise de 2008:

  • Grande demais para quebrar(2011)

  • Margin Call – O dia antes do fim(2011)

  • Wall Street – o dinheiro nunca dorme(2010)

  • Trabalho Interno(2010)

  • Os últimos dias do Lehman Brothers(2009)

Ver apenas os filmes não dará uma visão completa e com todos os detalhes necessários sobre o assunto, mas é uma maneira de “aprender brincando” pelo menos o básico, ou o mínimo necessário para que saiba do que se trata.

Série: Masters of Moneys

17/11/14

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Masters of Money  é uma série de 2012, documentários produzidos pela BBC . A Universidade  Open University 

trabalhou em parceria com a BBC para produzir a série.

A série explora a vida de John Maynard Keynes , Friedrich Hayek , e Karl Marx , e sua influência sobre a economia moderna. 

  • Keynes é conhecido pela economia keynesiana e como um dos pioneiros da macroeconomia

  •  Hayek faz parte da Escola Austríaca de Economia

  •  Marx é conhecido por comunismo e as teorias que são chamados coletivamente marxismo . 

Especula-se como cada um teria reagido à crise econômica global 2007-2012 , e que eles teriam proposto para resolvê-la.

A série é composta por três episódios, cada um com uma hora de duração. O primeiro episódio, Keynes, estreou em 17 de setembro de 2012, o segundo episódio, Hayek, em 24 de setembro, e o terceiro e último episódio, Marx, em 1º de outubro. 

 

Seguem os links para assistir os documentários:

 

 

http://www.youtube.com/watch?v=niNYQtU8GkY

http://www.youtube.com/watch?v=HEiCN57XhiI

http://www.youtube.com/watch?v=zvAf2gOvaiY

 

Att, Rayane Brito Silveira.

 

Dica de filme

24.08.2014

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quando assistimos a um filme, conseguimos assimilar melhor o seu roteiro com a nossa realidade. Um bom filme pode incrementar o aprendizado em disciplinas, sendo o filme “Rogue Trader (A fraude)” uma boa dica para estudantes de economia, um filme sobre finanças baseado em uma historia real, onde se aplicam praticas que desrespeitam a ética empresarial e a má conduta nos mercados financeiros.

 

O filme se baseia na historia de um jovem homem (Nick) que quebra do banco Barings, uma das mais antigas e bem sucedidas instituições financeiras da Inglaterra, ao fazer especulações em contratos de futuros na área de derivativos, que são contratos que estabelecem pagamentos futuros. As dívidas se acumularam em uma conta secreta com código 88888 (número da sorte na cultura chinesa), que ele escondia de auditores.

 

O filme, como já citado, de base na história de Nick Leeson, é uma ótima dica pra quem deseja ver uma película recheada de frases do mundo econômico, sendo necessária extrema atenção para entender quais operações estão sendo realizadas pelo protagonista.

 

 

 

Att, Rayane Brito Silveira

bottom of page